PRINCIPAIS AVANÇOS DA TECNOLOGIA

16/05/2020

Nas salas cirúrgicas, os médicos agora podem operar pacientes remotamente a partir das telas de seus computadores, guiando os braços robóticos até uma precisão de alguns nanômetros. Laboratórios genéticos equipados com enzimas de processamento de DNA, uma mera sequência de cadeias polipeptídicas, podem fazer maravilhas acontecer. Toda a composição genética dos seres humanos pode ser desconstruída em códigos genéticos compreensíveis.

A biotecnologia médica avançou aos trancos e barrancos nas últimas décadas. Hoje podemos ser operados por máquinas e os exames que antes demoravam meses, hoje estão prontos em dias!

Neste artigo, propusemos listar algumas das inovações da biotecnologia na medicina.

1. As Pesquisas com células-tronco

As células-tronco podem continuar se dividindo infinitamente e têm a capacidade de se diferenciar em diferentes tipos de células do corpo durante o desenvolvimento inicial de um organismo. Em um laboratório, os pesquisadores podem programar essas células-tronco para se diferenciarem em tipos específicos de células. É aqui que a inovação da biotecnologia entra em cena.

Imagine um indivíduo com o distúrbio espinhal degenerativo que afeta severamente sua qualidade de vida. Com a ajuda da pesquisa com células-tronco, pode ser possível cultivar essas células-tronco in vitro, em laboratório, e depois implantá-las de volta no corpo do indivíduo afetado. Isso ajudaria a restaurar sua acuidade cognitiva, visão, audição e outras características físicas. Isso pode parecer absurdo e como um enredo de um filme de ficção científica, mas os resultados preliminares têm sido promissores.

2. O Projeto Genoma Humano

Muitas vezes elogiado como o maior feito de exploração da história, o Human Genome Project (HGP) era um projeto internacional de pesquisa científica coordenado pelos Institutos Nacionais de Saúde e pelo Departamento de Energia dos EUA. Foi lançado oficialmente em 1990 com o objetivo de determinar a sequência de pares de bases nucleotídicas que compõem o DNA humano.

Em abril de 2003, os pesquisadores anunciaram que haviam concluído um sequenciamento preliminar de todo o genoma humano. Este trabalho do HGP permitiu que os pesquisadores começassem a entender o projeto para a construção de uma pessoa. À medida que os pesquisadores aprendem mais sobre as funções dos genes e proteínas, eles os ajudam a identificar genes que causam doenças.

3. As Terapias direcionadas ao câncer

Atualmente, quimioterapias padrão estabelecidas são tóxicas para células saudáveis. As terapias direcionadas ao câncer são medicamentos que funcionam interferindo na função de moléculas específicas ou direcionando-se apenas às células cancerígenas conhecidas, a fim de minimizar os danos às células saudáveis. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, eventualmente os tratamentos podem ser individualizados com base no conjunto único de alvos moleculares produzidos pelo tumor do paciente.

4. A Visualização 3D e a realidade aumentada para cirurgia

A cirurgia é brutal no corpo humano, e as inovações médicas que tornam o processo cirúrgico e de cura mais eficiente são sempre bem-vindas.

A biotecnologia agora tornou possível para os médicos visualizarem uma imagem 3D inteira do interior do corpo de um paciente através do uso de ressonância magnética e tomografia computadorizada. Isso permite que cada órgão seja projetado com precisão para que o cirurgião possa fazer pequenas incisões direcionadas para minimizar o trauma corporal do paciente. Além disso, a realidade aumentada permitiria que as informações pertinentes fossem exibidas diretamente sobrepostas nas partes relevantes do corpo.

5. A vacina contra o HPV

O vírus do papiloma humano (HPV) é um dos agentes causadores do câncer do colo do útero. É o segundo câncer mais letal em mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama, matando 275.000 mulheres em todo o mundo a cada ano. Portanto, uma vacinação bem-sucedida contra o HPV é considerada uma realização médica importante.

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou vacinas contra o HPV, como Gardasil e Cervarix, para uso entre mulheres entre 9 e 26 anos de idade.

6. Os Transplantes Faciais

Um transplante de rosto é um processo de uso de enxertos de pele para substituir todo ou parte do rosto do paciente pelo rosto de um doador. O primeiro transplante facial parcial foi realizado em Amiens, França, em 2005.

O próximo transplante bem-sucedido foi realizado cinco anos depois na Espanha; este também foi o primeiro transplante de rosto completo. O paciente transplantado, cujo rosto foi severamente danificado em um acidente, recebeu novo nariz, lábios, dentes e maçãs do rosto durante as 24 horas de cirurgia.

7. CRISPR

Repetições palindrômicas curtas regularmente intercaladas em cluster (CRISPR) são um sistema de edição de genes relativamente novo que foi aclamado como uma ferramenta inovadora na pesquisa médica. De seus muitos usos, a pesquisa sobre o HIV é um deles. Agora, os pesquisadores podem acompanhar as constantes mutações genéticas testando ativamente as mutações recém-encontradas e editando-as constantemente para ajustar as terapias direcionadas.

8. Órgãos impressos em 3D

Membros artificiais estão em uso há séculos e tem havido uma melhoria constante na mobilidade e versatilidade dos membros biônicos. Agora, novos avanços na tecnologia biônica e na impressão 3D foram ainda mais longe. Tornou possível a construção artificial de órgãos internos como coração, rim e fígado. Os médicos conseguiram implantá-los em indivíduos que precisam deles com sucesso.

9. Regeneração nervosa

O dano nervoso causado por doença neurodegenerativa e lesão medular tem sido amplamente considerado irreversível. No entanto, os pesquisadores fizeram progressos significativos na síntese de enzimas raras que promovem a regeneração e o crescimento de células nervosas lesionadas.

Neurotrofinas são proteínas que promovem o desenvolvimento de neurônios. É uma sequência de pequenas cadeias moleculares que possui propriedades neurotróficas potentes. Embora essas neurotrofinas apresentem algumas das deficiências dos agentes baseados em proteínas, os pesquisadores estão buscando isso como uma possível via para a regeneração nervosa.

10. Sinais cerebrais para fala audível

Os cientistas estão trabalhando na criação de um dispositivo que possa traduzir sinais cerebrais em fala audível usando um sintetizador de voz. Isso serviria como uma ferramenta incrível na comunicação com indivíduos paralisados ​​com a doença ou lesões traumáticas. Além disso, os cientistas descobriram que podem usar esses dispositivos em pacientes epiléticos para isolar a fonte de suas convulsões.

Sirius Biotecnologia
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora